Autenticação

Faça o Login com os dados usados no forum.



(para ficar registado no portal, terá de se registar no forum da APO)

Desenhos da Carla

Procurar neste site - também no Google - coloque apovni + palavra a procurar

Corrupio de naves - Quatro testemunhos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Avaliação: / 12
FracoBom 
artigos da APO - Casos Portugueses
Escrito por Luís Aparício   
Terça, 13 Agosto 2013 22:28

Carina, quis relatar-nos um dos espetáculos mais incríveis da sua vida, jura não serem estrelas cadentes e tenta fazer a seguinte descrição.
Foi sábado dia 10 agosto 2013  eram já 23:55 h, na Charneca da Caparica.

Tínhamos acabado de jantar (6 adulto e 2 crianças) e alguns estavam na varanda quando me chamaram com grande alarido, e todos presenciamos esta "passagem/invasão".

 

Ao chegar deparei-me com o espetáculo mais incrível que alguma vez vi!

Foi como se o céu estrelado tivesse "descido" e estivesse em movimento.
Eram dezenas de luzes no céu e objetos circulares de cores azuis e vermelhas,

As luzes eram brilhantes e piscavam em vários ritmos. Por vezes alternavam o ritmo e pareciam comunicar entre elas, com coordenação e jogo de luzes
Eram dezenas! Moviam-se lentamente e deslocavam-se todas na mesma direção mas numa fila "desordenada". Algumas até pareciam estar atrasadas em relação ao "grupo".

Para cúmulo de toda esta cena surreal, conseguimos ver um dos objetos mais perto!
Tinha uma esfera central de luz muito branca, que estava rodeada de outras esferas com luzes interiores vermelhas e azuis, que rodavam sobre a esfera central!

Todo este fenómeno dever ter durado entre 1 a 2 minutos.

Como a minha casa está virada toda para o mesmo lado, não conseguimos "perseguir" estas luzes. Para nós acabou quando a última luz passou por cima de casa...

 

Outro testemunho - Formação triangular de naves

Depois de visitar o vosso site conclui que afinal eu e os meus pais não tinhamos sido os únicos a assistir ao espectáculo maravilhoso dessa noite de 10 de Agosto de 2013 (o Corropio de Naves ).

Nós (eu e os meus pais) vimo-lo assim:

Na noite de dia 10 de Agosto de 2013, aproximadamente pelas 23h40/45, na Charneca da Caparica, numa área com escassa iluminação, observei com os meus pais, a deslocação no céu, no sentido norte-sul, a muito grande altitude, de um conjunto de muitas e muitas dezenas (talvez centenas) de objectos brilhantes que pulsavam em perfeita sincronia uma luz branca intensa.

Do grupo da frente,que parecia voar em formação triangular, fazia parte um objecto maior que emitia luzes coloridas e fortes, e um ou outro emitiam uma intensa luz azul.

A passagem destes objectos que aparentemente se mantinham equidistantes entre si e a uma velocidade constante, prolongou-se por cerca de 10 (a 15) minutos, havendo alguns (raros) que pareciam ter ficado para trás na cauda do «bando», até que todos se perderam no horizonte. Um espectáculo impressionante.

Gostaria de saber se existe alguma explicação para o fenómeno (seja ele qual for), uma vez que, para um leigo, não se parecia com uma "chuva de estrelas" (como a que estava prevista para estes dias).

Obrigada pela vossa atenção,

Maria, zona das Areias, Charneca da Caparica

 

Outro testemunho a partir de  Montachique

 

No passado dia 10 de Agosto, precisamente pelas 23H35, presenciei o mesmo fenómeno, já aqui relatado. A diferença em relação aos relatos anteriores é que eu estava em casa de uns amigos, em Montachique. Todos pudemos verificar as mesmas características do avistamento. O sítio onde estávamos é relativamente elevado, permitindo uma boa visualização do fenómeno. O grupo que assistiu era de 15 pessoas.
 

Descrição do evento: Vários objetos cor laranja muito intensa e brilhante, deslocando-se numa altitude relativamente baixa. Eram, seguramente, mais de uma dezena e vinham, de facto, de Norte para Sul, mas posso adiantar que mudaram de direção, algures perto da zona de Rogel. Ou seja, a direção que seguiam anteriormente, teria como sentido aproximado a zona de Loures.

Na zona de Rogel, todos os objetos mudaram de direção o que permitiu a sua visualização na Charneca de Caparica e zonas próximas, tal como descrito por outras testemunhas. Alguns factos interessantes: Apesar de seguirem em fila, mas com alguma desordem, distingui perfeitamente, uma formação em triângulo por três dos objetos, a meio do grupo. Quando estavam a passar por cima de Montachique, a formação triangular desfez-se, passando os três objetos a integrar a mesma formação em fila dos outros.


Uns dos objetos, era acompanhado por outro muito mais pequeno, mas que também emitia alguma luz. Depois da passagem do primeiro grupo, aparece um último objeto idêntico (como que " atrasado " em relação ao grupo), que efetuou a mesma correção de trajetória e seguiu no mesmo sentido.

Se os objetos estivessem ao meu lado presumo que tivessem o tamanho de um camião medio. Claramente de forma redonda.
À distância dum braço estendido julgo que seria aproximadamente dos 5 mm.
A altitude, seria comparada com táxi aéreo, ou seja, entre os 800 e os 1000 metros.

Tenho que dar alguma margem de manobra nestes dados porque de fato nunca vi um grupo de objetos tão numeroso e de forma relativamente ordenada. Não houve muito tempo de analisar melhor mas penso que estes elementos são próximos da realidade.
Adianto que, a princípio julguei tratarem-se de balões. O que me levou a alterar o julgamento foi o comportamento ordenado, a forma como apareceram e despareceram, a correção da trajetória que não se enquadra nas alterações das correntes de ar quente e frio.

Também achei anormal ver o objeto mais pequeno que acompanhava um dos objetos do meio da formação e a forma intensa como brilhavam.

Aproveito para lhe agradecer e felicitar pelo seu (vosso) trabalho nesta temática.

Cumprimentos a todos.

André Fernandes Lisboa

 

Luís Aparício

atualizado em Domingo, 29 Setembro 2013 22:29
 
VALID CSS
  |   VALID XHTML