Autenticação

Faça o Login com os dados usados no forum.



(para ficar registado no portal, terá de se registar no forum da APO)

Desenhos da Carla

Procurar neste site - também no Google - coloque apovni + palavra a procurar

Três círculos luminosos em Paço d’Arcos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Avaliação: / 10
FracoBom 
artigos da APO - Casos Portugueses
Escrito por Luís Aparício   
Quarta, 14 Outubro 2015 20:28

Pedro Oliveira, tem 50 anos e é técnico de eletrónica, conjuntamente com a sua esposa Maria Silva e o seu filho, vivem no alto de Paço d’ Arcos, na linha de Cascais, a 16 km a oeste de Lisboa. Muitas vezes Maria Silva, vem para a janela observar o céu e no dia 9 de outubro de 2015 - sexta-feira, pelas 23 horas, deparou-se com três círculos luminosos bastante intensos com uma coloração azul claro nas nuvens.

Maria Silva, relatou-nos que foi a primeira a ver aquele “Espetáculo de luzes”. Essas luzes moviam-se numa formação triangular com uma velocidade considerada síncrona.
Pedro Oliveira na altura não se interessou muito e só passados alguns minutos, por tanta insistência da parte da sua esposa, é que foi ver aquele “Espetáculo luminoso”.

Foto do local e desenho das bolas - Click here

Realmente era um fenómeno estranho visto que as luzes estavam por cima das nuvens e era visto o seu reflexo por baixo das nuvens.
Não eram visíveis quaisquer focos de luz, vindas do solo para as nuvens, só se via que as luzes estavam por cima das nuvens. Depois que o Pedro Oliveira, foi ver aquele “ Espetáculo luminoso “, passados alguns segundos as luzes começaram a ter movimentos aleatórios nas suas trajetórias, desaparecendo e aparecendo em diferentes sítios do céu. Nunca teve a oportunidade de ver algo igual, por isso foi buscar a sua a sua máquina fotográfica Sony DSC-H300 e fazer dois filmes.

Fotograma do filme aos 41 segundos a luz da esquerda é uma das bolas.
A luz da direita é um candeeiro da rua  - Click here

No LCD da máquina não tinha a perceção dessas luzes, só se apercebeu depois de ver os vídeos no seu PC, que tinha captado algo mais do que luzes que faziam trajetórias. Nas gravações de vídeo as luzes têm uma coloração laranja e os objetos são de luz branca.

Fotograma aos 42 segundos - click here

Essa dança dos três círculos luminosos durou entre 12 a 15 minutos. Maria Silva notou que no final, quando as luzes desapareceram, ficou no céu (muito carregado de nuvens) uma silhueta na forma de cone, cujo bico era de cor branca e a parte de cima era de cor negra. Para Maria Silva o cone na parte mais larga, teria cerca de 2 metros.

Fotograma dos 29 aos 30 segundos - Click here

Pedro Oliveira, contou-nos que contatou as autoridades e não obteve resposta para aquela dança luminosa. Soube também que nessa noite tinha havido apenas uma festa em Porto Salvo, (direção oposta do avistamento).
Aquela dança das 3 bolas luminosas para ele são de origem desconhecida.

Salvo, mas aquela dança das 3 bolas luminosas não eram de origem humana. 

Luís Aparício

atualizado em Sexta, 16 Outubro 2015 00:41
 
VALID CSS
  |   VALID XHTML