Inauguração do Cristo Rei PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Avaliação: / 3
FracoBom 
artigos da APO - Apariçoes
Escrito por Luís Aparício   
Terça, 23 Agosto 2005 06:17
Cristo Rei e as movimentações do Sol


Recentemente colocamos aqui na nossa página um artigo sobre as movimentações do Sol, quando estava a ser inaugurado o Cristo Rei em 17 de Maio 1959. A 17 de Maio de 1983, o jornalista Vítor Mendanha publicou um artigo no Jornal “O Correio da Manhã” sobre este evento, o mesmo encontra-se na nossa página em Aparições Marianas - “ Sol rodopiava no Cristo Rei”, na altura da publicação desta noticia na nossa página fizemos um apelo para que houvesse testemunhos de pessoas de idade que tivessem presenciado aquele acontecimento do rodopio do Sol.

Uma das pessoas que nos respondeu foi o Sr. Luís Beja que amavelmente nos enviou umas fotos que são autênticas preciosidades tendo também mandado os comentários que abaixo transcreve-mos:

As fotos que mando, foram tiradas na inauguração do Cristo Rei em 17 de Maio 1959. Das muitas fotos tiradas, há algo suspeito numa. Essa foto, representa uma vista dos lugares vips, dos bispos? e o palco de onde a cerimónia foi proferida. O céu abrange grande parte do negativo e por cima desse palco que ostenta a imagem de Nossa Senhora de Fátima (?).

No céu, mesmo por cima da dita imagem de Nossa Senhora de Fátima (?), nota-se uma forma que não está completamente nítida possivelmente em movimento (?). Digo isto porque: 1º-a maquina que o fotógrafo usava era uma Rolleiflex, de 2 lentes, formato 6X6. (conheço bem esta maquina, inclusive tenho uma). Esta maquina tinha como velocidades mais altas 250 e 500 (isto representa o disparo do obturador 1/500 segundo) É possível que as fotos tenham sido tiradas a essa velocidade, vê-se a foto do helicóptero (que envio) que foi também tirada na inauguração, e é de certeza 1/500 segundos, pois a hélice está parada na foto.

Isto para dizer que é possível que a tal foto com a forma estranha no céu, tenha sido tirada a essa velocidade (aliás, nas reportagens em exterior, os repórteres não arriscavam tirar fotos tremidas, por isso, tiravam a altas velocidades:250 ou 500). E assim foi, aquela forma tremida ou em movimento não pode ser nenhum avião ou algo do género.

2º- A forma apresenta muita luz destaca-se claramente do resto da foto. (O fotografo já não está, para poder comentar isto). Esta forma em movimento (?) no céu na foto, é muito parecida com a que apareceu no vídeo que passou num documentário em 22 de Agosto 2005, no canal HISTORIA ás13h00 "Quando chegarem os ovnis", Vídeo de um ovni em Tirana, Albânia, filmado em 6 Julho 1995. Pela clara semelhança da forma imensamente luminosa e, tendo sido ambas captadas em plena luz do dia, curioso. Trata-se de um documento histórico em Portugal nos anos 1950´s, apenas 12 anos após Rosewell. (1950s:década rica em discos voadores. Luís Beja





Devemos referir que foi o Comandante Júlio Guerra que nos ofereceu a referida página do Correio da Manhã.
atualizado em Terça, 12 Abril 2011 18:57
 
VALID CSS
  |   VALID XHTML