Em cada dia cerca de 400 pessoas nesta cidade, Schuylkill County, de 4.500 habitantes vêm ver esta misteriosa imagem que apareceu na porta de uma garagem num beco.
Para alguns é a imagem da Virgem Maria que aparece cerca das 18 horas todos os dias desde 15 de Agosto, o dia de da Festa da Assumpção de Nossa Senhora. Para outros não passa do reflexo da luz do sol poente.
Na sexta-feira, a imagem apareceu às 18h16 na porta de uma garagem tripla, e uma multidão de cerca de 400 pessoas juntaram-se num apertado semi-círculo de Lewis Street, perto de Front Street, para verem com os seu próprios olhos.
A maior parte das pessoas aparece carregada de cameras de vídeo enquanto outros trazem rosários e retratos da Virgem Maria, flores e cruzes, prontos partilhar o que alguns acreditam ser uma experiência religiosa. A multidão na rua aumenta conforme se aproximam as 18 horas – velhos e novos, crianças e idosos, crentes e cépticos.
“Sim, nós estamos à espera de Jesus” disse Evan Ponter, que frequenta o 11º ano do liceu de Minersville, a alguém que ligou para o seu telemóvel.
Ponter disse que ele e os seus amigos vieram cá fora para ver se aquilo de que ouviram falar era real – ou apenas uma boa história daqueles que queriam acreditar.
“Eu penso que as pessoas estão exagerando um pouco”, disse Ponter.
Dezenas de pessoas alinham-se em frente à garagem onde se diz que a imagem aparece, outras vão para as varandas e sentam-se. Muitas outras centenas ficam paradas na rua, fechando-a ao transito, enquanto os condutores do outro lado da rua abrandam, tentando perceber o que se estava a passar.
“Lá está ela!”, grita Tim Heckman, fundador do Coal Region Ghost Hunters, que está a fazer a sua primeira investigação em Minersville.
Ele disse que detectou a presença de pontos nos campos electromagnéticos e de energia que os espíritos usam para se manifestar. Ele disse que a região do carvão é um ponto quente de actividade paranormal por causa das tragédias que se deram com mineiros em outras décadas .
Perante centenas de pessoas – os curiosos, os devotos e muitos jornalistas – a misteriosa imagem apareceu 16 minutos atrasada.
Com o anoitecer, a imagem aparecia cada vez mais alta na porta. Dezenas de pessoas tocavam-na com as suas mãos, rosários e cruzes. Outras rezam e tiram fotos e gravam as imagens com a câmera de vídeo.
Outras pessoas expressam o seu cepticismo, alegando que a imagem não passa de um reflexo de uma estátua da Virgem Maria que se encontra no segundo andar duma casa, por detrás de uma janela, do outro lado da rua. Outros dizem que não há a certeza do que será aquela imagem, mas que terá um significado.
“Este acontecimento faz-nos pensar acerca da nossa fé” disse Joan Bettinger que nos disse que já tinha visto a imagem duas vezes. Quando inquirida se aquela imagem poderia ser algo de real, respondeu que há toda a probabilidade de ser real, tudo é possível hoje em dia. “Parece-se, de facto, com ela!”.
“Tem que haver uma razão”, Yolanda Demcjer de Minersville que estava surpreendida por ver tanta gente jovem na multidão. “Tem que haver uma razão”.
Ela especula que o propósito da aparição é o de trazer a gente jovem de volta à fé, à igreja e à oração.
Adrian Datte, de nove anos, de Pottsville que comprou a sua camera de vídeo quando fez o peditório para comunhão solene, gentilmente tocava a luminosa e difusa imagem da virgem na porta da garagem.
“É estranho que ela esteja aqui”, disse ele. Parece algo realmente interessante. Eu penso que é algo como um fantasma ou o espírito de Jesus.
1 de Setembro 2007
The Morning Call