Exmos,Srs, foi com prazer que tive conhecimento da existência do vosso site, fui testemunha de um avistamento estranho há seis anos atrás tendo informado a comunidade cientifica em 2004 da qual não tive a mínima reacção ao e-mail que junto vos envio. Sem mais de momento Atenciosamente Francisco Romão
Na sequência de uma notícia publicada no jornal o Público do dia 6 de Janeiro de 2004, em que relatava o aparecimento de dezenas de bolas de fogo no céu do norte de Portugal e Espanha, tivemos o conhecimento que existem pessoas especializadas e interessadas neste tipo de fenómenos.
Em virtude desse seu interesse nesta área, gostaríamos de relatar um fenómeno que também nós observamos à sensivelmente cinco anos atrás, que em muito se parecia a estas bolas avistadas no norte da Península.
Aquilo que tivemos a sorte de observar tinha a forma de uma bola de fogo de grandes dimensões, que mantinha uma tonalidade alaranjada e que tomou a direcção este-oeste, deslocando-se a uma velocidade lenta. Perdemos o contacto visual com o fenómeno devido aos edifícios circundantes. Após alguns segundos podemos ouvir aquilo que nos pareceu ser uma explosão.
De seguida as luzes da Vila apagaram-se, tal como as luzes do estabelecimento comercial em que nos encontrávamos. Ao deslocarmo-nos para o interior do estabelecimento, para uma outra sala, observamos que os projectores que são controlados por um sistema electrónico, encontravam-se acesas e a piscar.
Estranhámos o sucedido atendendo ao facto das ditas luzes estarem apagadas antes de visionarmos o fenómeno.
Vimos assim por este meio pedir a sua opinião acerca deste fenómeno, e que nos informa-se se algo semelhante já foi relatado em Portugal.
Resta-nos acrescentar que as pessoas que observaram estes acontecimentos são:
Paulo Jorge Lourenço Soares – Licenciado em Informática de Gestão
Francisco José Costa Romão – Gerente Comercial
Jorge Manuel de Oliveira Soares – Fotógrafo Profissional ,
todos habitantes da Vila de Alhandra.
Sem mais de momento.
Atenciosamente
Paulo Soares
Francisco Romão
Jorge Soares
Email : roxyromeo@sapo.pt
APO – Relato de avistamento
Nome: Vasco
Email: ichbinich@aeiou.pt
Telefone:
Data: 5-10-1996
Escreva aqui o seu relato: Olá. Na realidade vou relatar dois relatos que me aconteceram. O primeiro em 1996, no dia dos meus anos. Dei uma festa aos meus familiares e na hora das despedidas eu e minha irmã fomos à janela do meu quarto (moro num 2º andar, em Mem Martins, Sintra) dizer adeus aos últimos convidados.
Devia ser meia-noite. Enquanto o caso das visitas se ia embora, a minha irmã reparou numa estranha luz no céu, redonda e cor de laranja. Por uns prédios vizinhos posso dizer que a luz apesar de estar longe era enorme. O céu estava pouco nublado e uma noite agradável. Acreditem que não era nenhum avião. Já vi muitos de noite. E o modo como ele desapareceu, de repente subiu sem deixar rasto, foi muito estranho. Não consegui dormir nessa noite.
O segundo caso foi na Páscoa de 1997 ou 1998. Estava na terra da minha mãe, uma aldeia do concelho de Mação. Dirigia-me da casa da minha tia para a casa da minha avó quando um estranho objecto no ar me chamou a atenção. Era da forma de um hexágono, cinzento claro, com uma faixa com luzes que alternavam vermelho e verde. Acreditem que era impossível ser um avião, apesar de por vezes de noite terem aquela luz. Estava parado no céu. Fiquei petrificado naquela noite fria. Estava sozinho. Subitamente fiquei apavorado.
Corri até a casa da minha avó. Pouco depois de entrar, a minha mãe perguntou-me porque estava tão pálido. Respondi que estava cansado. Foi outra noite sem dormir. Nunca contei nada a ninguém. Gostaria que me informassem se por acaso têm conhecimento de mais algum acontecimento estranho daquela noite de Outubro de 1996. Obrigado pela atenção.
Nome: Diogo
Email: gracadiogo@hotmail.com
Data: 1-07-2005
Escreva aqui o seu relato: Estava num café com amigos e vi no céu, durante a noite, algo como uma luz branco-azulada a apagar-se aos poucos durante cerca de 2 segundos; não se mexia do mesmo sitio, era do tamanho de meio centímetro medindo com um braço esticado e tinha forma redonda.
Cerca de uma semana antes, desde o mesmo espaço de observação do objecto de 1 de Setembro, vi algo como um meteoro mas não tinha rasto, a cair durante 5 segundos e que no fim se dividiu em 2 partes (até me pareceu um avião a cair á primeira vista, porque ia mais devagar do que um meteoro normal).
Ambos foram vistos em Beja.
Na minha opinião não sei o que poderia ser (meteoro ou avião). Penso não ter sido nenhum porque o fenómeno estava parado, e apenas vi uma luz parada e muito grande a apagar-se no céu, sem sons nem chamas, apenas uma bola a apagar-se.
Estranha Luz sobre o mar de Sines
Hoje dia 14/09/2005 ás 20:50 estava eu esperando a minha rendição no meu posto de segurança na fábrica da Repsol ypf Sines quando reparei numa estranha luz muito forte sobre a zona da Costa do Norte praia de Sines!
Acompanhei esta por breve momentos que parecia se deslocar de Sul para Norte desaparecendo misteriosamente!
Poderia ser um helicóptero mas não acredito porque a luz era realmente grande demais para a distancia em que se encontrava e á sua altitude.
A luz era realmente muito grande em que deveria estar a mais de uns 5 km de distância do meu posto e a uns 4 km mais ou menos de altitude estando a uns 20º.
A luz teria a um braço esticado com régua uns 08 milímetros. Esta luz foi visível durante uns breves dois minutos.
Pensei se tratar de uma estrela com a alteração provocada pelas ondas de calor do solo que aumenta a fisionomia dos objectos!
Depois do meu colega ter chegado peguei na moto e durante o regresso a casa optei pelo percurso que me proporcionasse um melhor ângulo de visão e na esperança de voltar a ver a estranha luz!
Já ao sair do complexo petroquímico a uns 1500 metros reparei num forte clarão tipo flash que surge da minha direita por breves milésimos de segundo tipo flash de uma câmera fotográfica.
Fiquei ainda mais atento ao céu em que a lua estava muito bonita num Quarto Crescente á minha esquerda!
Mas nem um avião se observava na zona onde se dera o flash!
Após alguns km e de aproximação á praia e zona costeira de Sines voltei a rever a estranha luz por breves momentos mas já no sentido Oeste a uns 15º estando eu na posição Este.
Parei a moto ficando para ver até onde esta luz se dirigia mas ao olhar para o pedal de descanso da moto para ver se estava bem posicionado para não cair durante uns breves segundos e ao olhar para o mar a luz tinha sumido!
Esta luz tinha uma cor muito forte compacta de um amarelo carregado e com uma luminosidade muito mas muito forte que quase poderia encandear uma pessoa embora a distancia.
Dava para ver os muitos aviões que se deslocavam com a sua sinalética aérea mas a estranha luz não mais foi vista.
Ainda fiquei por uns breves minutos na esperança de novamente observar esta mas sem qualquer resultado aparente.
Esta luz é muito parecida com algumas observadas aqui em Sines e Melides meses anteriores.
Junto coloco uma foto que tem uma luz muito parecida com observada hoje.
Reparem na foto á esquerda.
É idêntica á observada.
È de estranhar o seu início que me fez despertar a atenção pela sua posição e a sua luminosidade e a baixa altitude!
Mas o movimento lento que se poderia observar durante os primeiros dois minutos de observação e logo de seguida com o seu desaparecimento!
O que mais curiosidade de despertou foi que se fosse uma estrela esta teria um movimento muito mais lento e não sumia daquela forma sendo possível observa-la durante mais tempo.
Quanto ao flash não faço a mínima ideia o que possa ter sido!
Visto estar em posição totalmente oposta á estranha luz.
Já não é a primeira vez que é observado estes fenómenos nestas posições que são as mesmas observadas no respectivo dia 31 de Agosto durante uma vigília em que se pode observar uma luz a sobrevoar algumas embarcações de pesca.
Tendo este objecto efectuado a seguinte trajectória.
Sul – Norte seguindo de seguida para Oeste.
Nuno Alves
E-mail: nuno_ovnis@yahoo.com.br
APO – Sines
APO – Relato de avistamento
Nome: sonik73
E-mail: spdfbarreiro@hotmail.com
Data: 8 de Setembro de 2005
Escreva aqui o seu relato: Eu moro no Barreiro e, da minha casa, consigo ver desde a zona alta de Sintra até à zona da Arrábida em Setúbal. Sendo um interessado pelo fenómeno ovni passo muito tempo a olhar para o céu à procura de um avistamento mas até à data nunca avistei algo de “estranho” no céu. No dia 8/9/05 mais uma vez fui à janela e reparei numa luz, que me pareceu situada na zona da praia da fonte da telha, que alternava de cor entre o vermelho e o alaranjado e que se movimentava em movimentos erráticos.
Fui buscar a Câmara de vídeo e com o zoom puxado ao máximo confirmei aquilo que vi a olho nu. O fenómeno durou cerca de 2 minutos e ficou filmado. Desde já garanto que não era nenhum avião civil ou militar. Vejo todos os dias ambos a voar na região e nenhum se movimenta daquela forma e muito menos desaparece à velocidade que este objecto desapareceu. Seria um ovni? Quem sabe…