Cartografar Marte

Segundo a Agência Espacial Européia (ESA) em seu site, pouco antes do início do desdobramento, a nave Mars Express foi conduzida a uma rotação lenta que permitiu que as dobradiças do mastro fossem esquentadas diretamente pelo sol.

Esta sonda foi lançada em 2 de junho de 2003 e, desde 28 de janeiro do ano passado, está na órbita de Marte para estudar sua cartografia, atmosfera e composição química, além de enviar imagens de sua superfície à Terra.

O centro de controle de operações da ESA em Darmstadt (oeste da Alemanha) comandou a decolagem da segunda antena em 14 de junho.

Quase três horas depois do começo do desdobramento, a sonda Mars Express conseguiu se reorientar apropriadamente e se situar em direção à Terra para transmitir seus dados, confirmando aos engenheiros da ESA o sucesso da operação.

Os dados recebidos nas horas posteriores mostraram que o comportamento inicial do satélite concordou com a existência de duas antenas completa e corretamente desdobradas e que o desdobramento não gerou alterações na Mars Express.

Em maio, os responsáveis pela Mars Express acionaram a primeira antena do radar MARSIS, que tem a função de buscar camadas de água embaixo da superfície de Marte durante a noite e de estudar a estrutura da ionosfera durante o dia.
EFE ig cf

Fonte: Yahoo