Desde há milénios, Sábios do Oriente e Ocidente têm perscrutado o interior da alma humana, em busca da sua natureza última e do sentido da existência. Descobriram que nem o homem nem o universo se esgotam numa dimensão meramente material, mas que existem outras dimensões e planos de existência que permitem olhar o mundo de uma forma infinitamente mais abrangente do que a alcançada com a mente e os órgãos dos sentidos.
Chamamos Teosofia ou Sabedoria Antiga ao conjunto desses Ensinamentos – um vasto corpo de conhecimentos sobre a origem, a natureza e o sentido da existência do Homem e do Universo que se encontra na raiz das religiões e escolas espiritualistas do passado e do presente.
Durante milénios, foi ensinada nas famosas “Escolas de Mistérios” apenas a um número reduzido de aspirantes que tinham de ultrapassar severas provas de probidade moral.
Contudo, a partir de finais do século XIX, por iniciativa dos Mestres da Sabedoria, parte desse conhecimento foi sistematizado e divulgado ao mundo através da Sociedade Teosófica, estando hoje ao alcance de todos os interessados, através de uma vasta bibliografia.
O objectivo deste ciclo de palestras será apresentar, em formato audio-visual, uma síntese aprofundada destes ensinamentos intemporais.
O ciclo será constituído por cinco módulos com uma duração aproximada de 90 a 120 minutos cada (com intervalo). Os temas dos módulos a apresentar serão:
1. Teosofia ou Sabedoria Antiga – o Universo e o Homem
2. As Energias Universais.
3. Os Planos Solares e os Corpos Humanos.
4. A Evolução à luz da Ciência e da Teosofia.
5. Para lá da Teosofia – Luz e Sombra, novas informações sobre o Homem e o Universo.
Informação de JOSÉ CALDAS