Hoje em dia é credível a hipótese de os governos poderem esconder do público em geral informação que considerem inapropriada, como o estado das finanças públicas, ou o valor da dívida nacional.
É discutível serem capazes de divulgar algo que vá contra os preconceitos da cultura vigente onde se formaram a maioria dos políticos de hoje, ou financiarem projectos científicos que contrariarem uma ideia vigente, como a do aquecimento global ser um fenómeno antigo.
Provavelmente informação nova entrará mais facilmente pelo YouTube ou até por uma estação de TV, que pelos meios académicos ou oficiais. Infelizmente. As três imagens seguintes poderão ser uma amostra dessa afirmação. Foram extraídas de vídeos no YouTube.
FERRAMENTAS DE PESQUISA POR IMAGEM
Nestas pesquisas de Internet podem ser úteis as duas ferramentas de pesquisa seguintes onde em vez de se escreverem palavras se dá uma imagem de amostra, indo achar então as mais parecidas, ou onde a imagem foi publicada.
TinEye Reverse Search Engine – http://www.tineye.com/
retrievr – search by sketch / search by image – http://labs.systemone.at/retrievr/
TEORIAS DE CONSPIRAÇÃO
Inevitavelmente especulativas, exageradas ou simplesmente fantasiosas, são lendas urbanas ou argumentos para livros e filmes, que até se vendem bem, tal a fome de informação nova. Há de tudo um pouco. Uma que surge repetidamente fala de o mundo onde vivemos ter um enredo dos melhores filmes de drama e ficção; onde até há uma raça de milhões de anos que nos precedeu, e ainda por cá anda, com a sua própria agenda, civilizações passadas com restos no Egipto, choques de culturas e objectivos, que passam pelo molde da humanidade.
Uma das melhores conversas que encontrei na Internet sobre tudo isso é a de Alexandre Retro – vídeo YouTube legendado em Português com quase duas horas no endereço a baixo. Permite antever uma atitude e uma perspectiva que quer se concorde, goste ou não, dá que pensar, de forma útil a um enquadramento dos UFO, e da época em que vivemos.
Fernando Oliveira