Estamos todos grávidos

É neste deambular constante, inconsciente e por vezes consciente, entre a criança que foi, a mulher que agora é, a filha que é e, a mãe que será, as mães que conhece…num corpo que se transforma e a surpreende… ocorre todo um processo de aprendizagem de uma outra dimensão do Ser Mulher…
E assim sendo, ao Ser em gestação, junta-se uma outra Criança, que perdida na diversidade de emoções, sensações, cresce, em busca de uma identidade mais consciente de Mulher, mais plena da sua feminilidade arquétipica…

É neste âmbito, que a Gravidez pode assumir a dimensão Holística, a gestação total e sagrada do Ser renascido e da sua Co-Criação, celebrados no acto iniciático do Parto.
Citando Jean Shinoda Bolen, “a gravidez é a barca que transporta uma mulher para Avalon e o reino da Deusa”

Mas será este mistério feminino implícito no crescimento “de mim e em mim”, exclusivo da mulher?
Retomemos o termo Gravidez… Gravidez é a anunciação de Algo novo, algo que ao ser gerado é nutrido pela nossa própria essência.
Seja o gerado, uma criança, uma ideia, um insight, o que quer que nasça de uma gestação, pode sempre ser apreendido, à luz metafórica do processo da Criação.
Neste sentido, “Estar Grávido”, transforma-se num caminho interior de peregrinação ao encontro do nosso verdadeiro Self.
Segundo Stanislav Grof, para uma busca interna segura e efectiva é indispensável termos também em conta o nível transpessoal.
Fica então, o convite, para uma travessia através das “Brumas de Avalon”, em busca do sagrado feminino existente em todos nós. Por outras palavras, a capacidade de nos gerar e renascer a cada novo momento, em nós próprios e no universo.

José Migliorini – Psicólogo Clínico, escolheu como área de eleição para a sua prática clínica e estudo, a Mulher Grávida, o Bebé e as primeiras relações precoces, tendo em conta uma compreensão Holística do Ser Humano.

Susana Guerreiro Costa – Psicóloga Clínica, Terapeuta Familiar, Mãe e apaixonada desde sempre pela busca do auto-conhecimento e pela sua expressão na história individual e da própria humanidade.

Comfort Hotel Príncipe
Av. Duque de Ávila, 201
Lisboa
(metro S, Sebastião)

Sugestão de contribuição para o aluguer da sala 5 ovnis