Explosões subterraneas na india

Uma teoria de sismologistas locais é que os ruídos são repercussões do terramoto de alta intensidade que atingiu Gujarat em Janeiro 2001, matando cerca 20.000 pessoas.

Os dirigentes do departamento indiano da meteorologia (IMD) na segunda-feira disseram que tinham instalado observatórios provisórios com os micro-seismografos na cidade para estudar o fenómeno. “ Nós instalamos já dois observatórios em torno de Rajkot, um na última noite e outro esta manhã para gravar os movimentos da terra afim de isolar o fenómeno, se se relacionar com movimentos debaixo da terra, ‘ disse o Sr. A. Shukla, director de sismologia no IMD. O Sr. Shukla, que viajou de Nova Deli com uma equipe de peritos para investigar os ruídos, disse que um outro observatório estaria pronto para as detecções. Também afirmou que as conclusões poderiam ser extraídas somente após um estudo completo das gravações dos movimentos da terra em micro-seismografos, ‘”nós estamos esperando o nosso equipamento para gravar os movimentos sísmicos. Eu sou responsável somente se nós podermos encontrar qualquer coisa relacionado com os movimentos da terra. Se não, podia ser algum outro fenómeno, ‘ disse o Sr. Shukla fazendo notar que as pessoas dizem soar como uma explosão, poderia ser a passagem de aviões em velocidade supersónica.

O Sr. Pankaj Raval, da administração local da cidade de Rajkot, disse que os sons são ouvidos em partes diferentes da cidade. “ os habitantes de Rajkot já ouviram explosões por algum tempo. Não está absolutamente certo o que está causando os sons e parece que eles estão vindo do noroeste de Rajkot, também afirmou que era impossível ser mineração ilegal. Estes sons não são devido a minar porque a explosão é grande demais para ser de dinamite quando é usada em mineração. Nós não queremos fazer algum juízo sobre o que se passa antes que os técnicos do IMD façam as suas conclusões.

Fonte: The Straits Times, Hong Kong