Irlanda divulga documentos oficiais sobre OVNIs

Entre os relatos revelados, estaria um anteriormente noticiado igualmente pelo jornal The Irish Times, ocorrido em Boherlahan em 1984. Um adolescente chamado Conor Dwyer teria na altura descrito ao periódico um objecto por ele observado como sendo “castanho, com um formato de frigideira e uma estranha protuberância na parte de cima”. Uma outra testemunha, uma criança de 10 anos de idade, teria afirmado que o objecto fazia um ruído de serra eléctrica e que as luzes brilhantes emitidas pelo mesmo o teriam deixado deslumbrado.

Na documentação divulgada, encontrar-se-ia também um memorando secreto descrevendo o avistamento de um objecto voador sobre o pântano de Donegal em Maio de 1984. Um agente de polícia que não estava em serviço e um fazendeiro estavam cortando relva num terreno próximo de Falcarragh quando ouviram um ruído estranho. O primeiro olhou então para cima e teria visto um objecto cinzento, com a forma parecida com a de um ferro de engomar e pequenas asas na traseira, passar rapidamente sobre a sua cabeça.
Esse mesmo documento acrescenta que o agente de polícia ter-se-ia mostrado muito relutante em falar do seu avistamento, mas teria acabado por concordar após ter recebido garantias de que a sua identidade não seria revelada. O caso teria sido abordado um mês depois por uma revista americana que teria especulado que se pudesse tratar de um míssil teleguiado lançado do mar.

O registo mais antigo encontrado nestes arquivos data de Junho de 1947. Um fazendeiro e um comerciante de Cahirciveen teriam, na altura, dito à policia que tinham observado um objecto circular deslocando-se “mais rápido que um carro motorizado” passar no céu. Segundo as afirmações das testemunhas, o objecto “era achatado e grande como uma roda ou um prato largo… as bordas eram brancas e havia um buraco no centro.”

Links:
http://www.ufo.com.br/index.php?arquivo=notComp.php&id=3323
http://www.ireland.com/newspaper/frontpage/2007/0920/1190238990654.html