Juan José Romero que dirige um órgão nacional de florestas naquele país havia estado na região em Março 2007. Quando voltou em Maio, o lago havia desaparecido completamente deixando apenas blocos de gelo e uma grande fenda.
Geólogos e outros especialistas contratados pela Conaf (Corporación Nacional Florestal) foram enviados à região para descobrir o que aconteceu com o lago Témpanos.
O Lago antes e depois
O lago fica a cerca de 2 mil quilómetros ao sul da capital, Santiago, e era alimentado principalmente pela água do gelo derretido da região. Uma das teorias da Conaf sugere que a água do lago possa ter sido drenada por rachaduras no leito das rochas.
A região tem intensa actividade sísmica. Milhares de tremores atingiram a região ainda este ano, portanto a hipótese mais plausível é que a enorme fenda tenha sido aberta por um grande terramoto que ocorreu em na de cidade Aysén, próxima do local.
Uma equipa de geólogos e estudiosos foi reunida para apurar o estranho ocorrido.
Um desabamento ocorreu às 15 horas do dia 12 de Janeiro de 2007 nas obras de expansão do metro de São Paulo junto à estação Pinheiros.
Com 30 metros de profundidade e 80 metros de diâmetro, esse terrível acidente ocorreu segundo os técnicos da USP, por terem se aproximado demais da Terra Oca.
Sobre isso, um professor da USP disse:
É público e notório que há diversas passagens no Brasil para Agharta ou como preferem alguns, a Terra Oca. As entradas conhecidas ficariam em Manaus, Mato-Grosso e nas Cataratas do Iguaçu. Chegamos à conclusão de que as causas do acidente para a expansão do metro de São Paulo se devam ao encontro de uma nova passagem para a Terra Oca. Estamos muito excitados! É bem no meio de São Paulo.
Não adianta fantasiar coisas como descaso das autoridades, falha técnica, ou qualquer tipo de culpa das autoridades brasileiras. Eles somente tiveram o azar de esbarrar em uma entrada para a Terra Oca, agora o mapa de entradas só precisa ser actualizado.
http://1001gatos.org/agharta/
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=824530&div_id=291
http://tecnocientista.info/noticia_detalhe.asp?cod=5839