Luz sobre A5 e orb

Assim sendo, para me certificar, vou à janela do outro lado da casa, na direcçao Estoril, e vejo a lua, quase sobre o telhado da casa, em fase de quarto crescente.
Descartadas estas duas hipóteses, fiquei sem explicações plausíveis, a observar a tal luz.
Ao fim de alguns minutos, decidi ir buscar a máquina fotográfica digital (Cyber-shot Sony DSC-P73 4.1 mp) e tirei algumas fotos onde a luminosidade está bem visível, nomeadamente às 23:01 e 23:02 . Na foto seguinte, às 23:03 (que infelizmente apaguei) a luminosidade deixa de ser visível.

Ampliamos a zona da bola, para uma melhor percepção

Por volta das 23:11 volta a aparecer, mas com menos intensidade e mais difusa. Tiro mais duas fotos, no mesmo minuto, e de seguida quando as vou ver, qual é o meu espanto quando detecto algo estranho na 1ª foto, parecia que tinha o visor da máquina sujo mas quando o limpei vi que aquilo ainda lá estava. Ampliei o objecto com o zoom da máquina e deparo-me com uma bola de luz. Fui ver a foto que tirei imediatamente a seguir e não tem nada, a não ser a tal luminosidade.
Covém frisar que o que eu estava a fotografar era a luminosidade azul, nem sequer me apercebi de qualquer outra luz a passar. Achei supreendente o aparecimento daquela bola de luz tão distinta na foto. Não me consigo apreceber a que distância estaria, mas posso acrescentar que o muro dista uns 15 mt da minha janela e o telhado da casa do lado esquerda dista cerca de 30 a 50 mts.
Até perto das 23:30 a luminosidade azul era visível, até que desapareceu por completo.

Posso acrescentar, que já por diversas vezes, tenho observado este tipo de luminosidade, tanto de um lado da casa como de outro, nem sempre com o mesmo formato e tamanho nem no mesmo local.
Lembro-vos um artigo do Luís Aparício, escrito há uns meses, sobre uma luz no Estoril e onde menciona também uma luz estranha sobre o Confort Hotel Príncipe, em Lisboa, observada por mim e pelo Abel à saída da Palestra de 4 de Dezembro de 2004.

Aceito sugestões para a explicação dos 2 fenómenos, a luminosidade azul e a bola de luz(orb?).

Por enquanto vou observando o céu e posso-vos adiantar que desde esse dia até hoje (25/05/05) não voltei a observar a tal luminosidade.