Massa de naves em Setubal

O interior parecia um balão com o formato de estrela de inúmeras pontas, em que várias luzes gravitavam em redor com sentidos diferentes, o formato interior dessa massa de naves era minimamente delineado por pequenas luzes tipo leds, seguia um rumo de (R:080°), sentido de Oeste (O) para Leste (E) e com velocidade constante, levou 30″ a 45″ segundos a percorrer a distancia entre o Forte de São Filipe e as chaminés da termoelectrica, talvez pudesse ser de 800 km por hora, ou talvez fosse o dobro da velocidade que os aviões têm quando vão aterrar na Portela.
Aquela massa de naves poderia viajar a 5500 metros de altitude. José Fernando avança que núcleo daquela massa de luzes tinha uma magnitude visual de 15 a 20cm de comprimento, sendo o seu centro mais delineado com 5cm, dando uma definição de altura, não sendo possível determinar a altura.

Aquela massa de naves que poderiam ter milhares de naves. Cada uma dessas naves poderia ter a mesma magnitude duma estrela de magnitude -1,5 de Sirius. As estrelas do centro pareciam ter mais intensidade.

As testemunhas ficam sem perceber se a forma estrelar do centro eram as janelas de alguma nave mãe em forma de estrela com vários bicos, ou seriam um enxame gigante de naves, mas insistem que a magnitude do centro estrelar era maior que as naves do exterior.
Uma outra testemunha diz que aquela massa de naves parecia um enxame de abelhas a voar no ceú.

Algumas dessas naves ficaram para trás, pareciam desorientadas.

Novas informações que nos chegaram indicam que mais pessoas da zona de Setúbal viram esse enigmático enxame de naves.

O Forte de São Filipe tem as seguintes coordenadas 38º 31’ 04” N e 008º 54’ 32” W

O local da observação tem as seguintes coordenadas 38º 31’ 01” N e 008º 54’ 23”

 Forte de São Filipe

Luís Aparício