O Ovni de Lodz, Polonia

Luz sobre o campo

– Apareceram círculos grandes no centro do campo, mostra-nos a Sra.Wiesław gesticulando com a mão. – Chamei o meu marido e a minha neta de imediato. Pensei que só poderiam ter sido feitos por criaturas de outro planeta.

Há 20 anos que vivemos aqui, mas algo assim aconteceu pela primeira vez. Estou em casa durante todo o dia, ninguém esteve a trabalhar no campo antes de certeza… – Assegura-nos o marido da Sra. Wiesław, Sr. Zbigniew.

O Sr. Henryk acrescenta que, nessa noite, conseguiu ver durante alguns minutos, o objecto brilhante sobre o campo pouco antes da meia-noite. Foi buscar uns binóculos à gaveta, mas estes numa estranha coincidência não foram possíveis de ajustar a focagem. Ao mesmo tempo registavam-se interferências no televisor.

A imagem desapareceu repentinamente e quando olhei de novo atravéz da janela, este voava em direcção a Pabianice. – Afirma Henryk.

O cão da Sra. Halina, outra residente do bloco de apartamentos da rua Napierski, acordou durante a noite e começou a uivar. Correu então para a janela, ficando apoiado em duas patas como se quizesse ir lá para fora.

Nunca se comportou deste modo – Afirma a Sra. Halina – Apanhei um susto porque ele começou a rosnar para mim. Mais tarde comecou a andar à roda.

O cachorro só se acalmou após uma meia-dúzia de minutos.

Círculos com segmentos

Horrorizados, os moradores da rua Napierski contactaram ontem a nossa redacção. Fomos de imediato ao local do relato. Queriamos observar melhor os círculos a partir do aterro sanitário. Podem-se distinguir com precisão três marcas gigantescas deixadas no campo.

Os círculos própriamente ditos medem cerca de 10 metros. Os segmentos interiores 3 metros. Os circulos estao cortados rente no centro do campo. Pode-se ver a partir do aterro sanitário que ninguém ainda acedeu ao local dos círculos pela inexistência de pegadas. O que ainda mais despertou os receios dos moradores de Retkinia.
Quem poderia ter feito os pictogramas? Terão sido feitos por algum “extraterretre”? Serão uma piada de mau gosto? Não soprava vento forte ou chuva os quais poderiam esmagar os cereais ontem à noite, além do mais não o fariam com tanta precisão. – Não observamos objectos estranhos no céu. Foi-nos dito no Planetàrio de Łódź – Na nossa opinião, alguém tinha que fazer de uma forma especial essas marcas. Não vemos razões para tanta ansiedade.

Łódz como Wylatowo?

Não é a primeira vez que sinais misteriosos aparecem em campos cerealíferos. Alguém anda a criar pictogramas já há mais de cinco anos nos campos da aldeia de Wylatowo na provincia de kujawsko-pomorskim.

Ufologistas observaram os locais durante 24 horas no ano passado. Contudo formou-se nevoeiro durante a noite e as câmeras não registaram nada. No dia a seguir haviam sinais novamente e os ufologistas reconheceram então que estes não poderiam ter sido feitos por mão humana.

– Não acredito em criaturas de outro planeta. Alguém fez uma boa piada. Vi na televisão como se fazem esses sinais. Uma tábua é levada para lá, colocada sobre os cereais para os alizar, e assim aparecem os pictogramas. Afirma-o Pawel Jaros de 24 anos que observou atentamente os sinais em Retkinia.

Membros do Clube de Fenómenos de Łódz Forteańskich ficaram interessados nos pictogramas de Łódz que permanecem inexplicáveis até agora.
– É um fenómeno raro, nós vamos concerteza considera-lo e procederemos a uma investigação precisa. Afirma Jan Dominiak do Clube de Fenómenos de Łódź Forteańskich (o nome provém do apelido do homem precurssor das pesquisas em pictogramas). – Até agora só observamos sinais misteriosos na Polónia em Wylatowo.

http://lodz.naszemiasto.pl/wydarzenia/388256.html

Artigo retirado do jornal Express Ilustrowany de 30 de Julho de 2004. Reportagem de Michal Cessanis, traducao para a lingua portuguesa, Ricardo Taipa.

Quinta-Feira, 30 de Julho de 2004