PALESTRA NAVEGANTES DO PENSAMENTO

Sobre a palestra…
Desta vez, propomo-nos debater o vídeo intitulado «Quem somos nós?» (título português para What The Bleep Do We Know!), um sucesso em todo o mundo.

O filme debruça-se sobre um conjunto de questões sobre o conhecimento que o homem tem sobre si mesmo e sobre o mundo que o rodeia, levantadas pela Física moderna.

O que é a realidade?

Experiências efectuadas mostram que quando se pede a uma pessoa para fixar um determinado objecto certas zonas do cérebro são activadas. Se lhe pedirmos depois que feche os olhos e pense no mesmo objecto, as mesmas zonas voltam a activar-se. Pergunta-se então: quem vê os objectos, o cérebro ou os olhos? O que é a realidade? É o que se vê com o cérebro? Ou o que vemos com os olhos?

Fomos condicionados a crer que o mundo externo é mais real do que o interno. A ciência moderna crê justamente no contrário. Para ela, o que acontece dentro de nós, cria o que acontece fora.

A matéria não é o que pensávamos que fosse…

As partículas fundamentais ocupam um espaço insignificante nas moléculas e átomos. O resto é vácuo. Por outro lado, parece que elas aparecem e desapa-recem continuamente. Para onde vão quando não estão aqui?

A mente molda o mundo…

Em 1993, 4000 voluntários idos de todo o mundo realizam uma meditação colectiva em Washington. O resultado é uma quebra de 25% nos crimes violentos enquaqnto dura a meditação.

Local da Palestra: Hotel Comfort Príncipe Av. Duque de Ávila, 201 Lisboa
Sábado 15 de Julho de 2006 – Sábado – 19:00 horas

Contribuição sugerida para despesas (aluguer da sala): 5 ovnis