Avançar para o conteúdo

PORTUGAL NA ROTA DE UM ECLIPSE SOLAR ANULAR

Como vem sendo habitual por ocasião destes fenómenos, o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) colocará à disposição do público interessado instrumentos de observação através dos quais o eclipse poderá ser observado em segurança, com o apoio e esclarecimentos necessários a serem prestados por monitores experientes.
Nas instalações do Observatório encontrar-se-ão também astrónomos que esclarecerão o público presente acerca do fenómeno em curso.

Para além destas acções, estará patente uma pequena mostra de material bibliográfico e arquivístico do OAL referente à observação de eclipses solares, cobrindo um período de 1860 a 1919. Serão também efectuadas visitas guiadas ao grande telescópio equatorial Repsold de 7 metros de distância focal, que em tempos passados foi empregue, entre outros trabalhos, na observação de eclipses solares.

As observações e a transmissão de imagens em directo terão início a partir das 8:30, estando o início do eclipse em Lisboa previsto para as 8:38 (máximo do eclipse às 9:53, e fim às 11:17). As restantes actividades serão realizadas a partir das 9:00, terminando às 11:30. Todas estas acções decorrerão no Edifício Central do OAL e suas imediações. A entrada é livre.

Nota: Já anteriormente tinhamos colocado um outro artigo sobre o eclipse que poderá ser consultado em:

Eclipse do Sol dia 3 de Outubro 2005

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Luís Aparício

Luís Aparício

Chefe de redacção, fundador e activista.