Série francesa sobre ovnis / extraterrestres…

A série, intitulada “Mystère” (Mistério), foi filmada no sul de França, e está a ser difundida desde o 13 de Junho de 2007 no canal suiço TSR1, desde o 14 de Junho de 2007 no canal belga La Une e desde o 20 de Junho de 2007 no canal francês TF1, ao ritmo de 2 episódios por semana.

A estreia desta série nas televisões francesa, belga e suiça, foi também acompanhada nesses países, da estreia de um romance epónimo de 318 páginas baseado no cenário da série.

O primeiro episódio começa com o desaparecimento misterioso, nos céus de França, do vôo 173 Paris-Marselha, no dia 20 de Junho de 1980.
Vinte anos mais tarde, a jovem Laure de Lestrade, 25 anos, estudante em Matemática, regressa à antiga casa familial, situada na região da Provence, no sul de França, que outrora pertenceu à mãe dela, desaparecida em circunstâncias misteriosas. Perto dali, uma enorme figura geométrica apareceu num campo de trigo: um Crop Circle.

Laure, intrigada por este fenómeno, fica-o ainda mais quando, nos seus antigos cadernos escolares, descobre desenhos, aparentemente desenhados por ela, exactamente iguais à forma do Crop Circle e acompanhados de uma frase escrita por ela própria quando era criança: “Temos que nos encontrar”. Só que ela não tem nenhuma recordação de ter desenhado ou escrito algo semelhante no passado.

De regresso ao local de aparição do Crop Circle, Laure é agredida por um homem misterioso que pretende ser capaz de descodificar estes sinais e que a informa de um perigo iminente, nomeadamente que ela encontra-se em risco de ser raptada dentro em breve.

Apesar das suas intenções de vender a antiga casa familial, Laure está muito ligada à mesma pelas recordações da sua mãe. Ela decide então adiar a venda para, com a ajuda do seu namorado Xavier, investigar o significado desses sinais e tentar compreender a ligação com o seu próprio destino e o desaparecimento misterioso da sua mãe.
O pai de Laure, um general do exército que vive não muito longe da antiga casa familial, tenta tranquilizá-la em relação a este assunto, ficando no entanto evasivo, o que leva Laure e Xavier a pensar que ele esconde algo.

Mais tarde, Laure, que sempre sentiu da parte da sua própria família o peso de um enorme segredo, descobre nos pertences familiares algo que a perturba fortemente: uma fotografia recente duma mulher muito parecida com a sua mãe num Crop Cirle. Será que a mãe de Laure ainda está viva ?

Laure e Xavier decidem então consultar um cientista que os informa que os Crop Circles poderiam ser mensagens de origem extraterrestre…

Resta-nos esperar que, dentro em breve, esta excelente série francesa seja difundida pela televisão portuguesa…

2325044 jpeg

Links:
http://www.tf1.fr/mystere/?trk=1&e=192
http://fr.wikipedia.org/wiki/Myst%C3%A8re_%28feuilleton_t%C3%A9l%C3%A9vis%C3%A9%29

Para ver a integralidade dos 12 episódios da série, em versão original (francês) não legendada:
http://www.tf1.fr/mystere/episodes/