Sete ovnis por cima do Alfeite

Quanto ao evento em questão: Tinha acabado de sair de serviço, e dirigia-me para o portão da Unidade, onde a minha esposa me iria esperar, enquanto caminhava ia observando os pássaros (pois lá existem muitos melros e rolas, e estava a observá-los), quando uma poupa, desperta a minha atenção pois não é um pássaro muito comum de se observar, quando ela voou do ramo seguia-a com o olhar, e foi então que deparei com um ponto luminoso no céu, por entre os ramos das árvores.

Pensei que devia ser Júpiter, pois aquela hora Vénus estaria a cerca de 180º para leste, mas quando saio do meio das árvores e olho novamente para confirmar, vejo não um mas três pontos luminosos, vi logo que Júpiter estava fora de questão.

Chamei a atenção para os meus dois camaradas que estavam de serviço junto ao Portão do Grupo Nº 2 de Escolas da Armada (G2EA), agora chamado de Escola de tecnologias Navais (ETNA).visto que ainda não tinham visto nada, e ficamos um bocado a observar os ditos objectos.

Dois dos referidos objectos alguns minutos após o início da observação, que durou cerca de 15 minutos mudaram de cor, apresentando uma tonalidade avermelhada.
Não foi possível determinar a distância, a que se encontravam, mas 3 deles estavam cerca de 30 ~ 35º relativamente ao horizonte, encontrando-se os 4 restantes a cerca de 40 ~ 45º.

Os objectos, relativamente ao meu ponto de observação, encontravam-se na direcção Norte e tinham uma deriva lenta para leste.
Durante a observação passou um avião, que deveria estar a cerca de 8 ~10 km de distância, o que permitiu ficar com uma ideia do diâmetro aparente dos objectos.


A – Os 5 objectos cerca da 08,41 horas


B – Os 5 objectos às 08.43 horas


C – Cerca das 08.45 horas quando dois deles apresentavam uma tonalidade avermelhada


D – Os 5 objectos cerca das 08.50 horas, quando passou um avião, o traço branco significa o diâmetro aparente do avião em relação aos objectos.


E – A observação final cerca das 08.50 horas, quando me apercebo que por cima estavam mais 4 objectos em linha. Provavelmente dois subiram juntando-se a dois que já lá estariam ou então perdi de vista dois dos debaixo, pois o total são sete objectos

Apreciação subjectiva:

A primeira impressão com que fiquei quando deparo com os 5 objectos (inicialmente só vi três e na fase final sete) foi a de que eram pára-quedistas a descer. atenção, não era visível nenhuma calote que pudesse lembrar pára-quedas, a sensação era provocada pelas posições dos objectos relativamente uns aos outros, faziam lembrar as formações que ás vezes se observam aquando dos saltos . mas o tempo passava e os objectos praticamente não mudavam de posição . pára-quedistas eliminados . balões meteorológicos, podiam ser, os objectos moviam-se lentamente, como que levados pelas correntes aéreas, a informação do Instituto de Meteorologia descarta essa hipótese (pelos menos, não eram nossos) .

Quando o avião passou entre dois dos objectos (não entre os objectos, mas nas suas projecções no plano), a sensação com que fiquei, foi que os objectos estavam muito longe, provavelmente sobre o mar, algures a oeste de Peniche (se utilizar o Google Earth e projectar uma linha na direcção aproximada em que se encontravam os objectos, é mais ou menos essa a posição, pode confirmar) e deviam ser muito grandes e digo isto porque, os objectos não estavam entre a minha posição e o avião, (que devia estar a sobrevoar o Tejo, na descida de aproximação à pista), pois se estivessem o avião teria cruzado com eles (e nesse caso os objectos seriam muito pequenos) e como é zona de aproximação ao aeroporto, se fossem detectados aí OVNI, alguma medida o aeroporto de Lisboa tomaria . e em principio esse facto seria noticiado . ou não seria!?

Resumindo, a minha impressão subjectiva, é de que os objectos eram muito grandes e se encontravam muito longe e muito alto embora eu só visse pontos luminosos, que não eram nem aviões e nem helicópteros.

Após umas pesquisas na NET, nomeadamente no site do nosso amigo Sílvio, descobri umas imagens que me lembram o fenómeno que observei são aquelas filmagens de ovnis no México, http://www.realidadeoculta.com/mex.html os pontos luminosos que vi no céu, naquela manhã eram exactamente como aqueles.

Junto anexo as imagens, já com as dimensões apropriadas, embora depois de reduzidas, seja um pouco difícil ler as legendas. Junto também uma nova imagem com uma perspectiva da altura dos objectos em relação ao horizonte.

PS:
a) Apesar de nos meus tempos de puto ter passado muitas noites a olhar para o céu, para ver se via alguma coisa, e de na minha profissão já ter navegado bastante por esse mar sem fim, em noites escuras como breu, ainda não tinha visto nada que se pudesse encaixar na classificação de OVNI . excepto aqueles objectos no dia 05OUT2005.

b) Anexo aqui imagens de uma unidade militar, pese embora o facto de estarem disponíveis no site da google para quem quiser ver.

Walker Santos LoccoWalker@gmail.com