Três objetos na Carapita – correio dos leitores

Foi o tempo do portão automático abrir, ir a correr para o 1º andar e estive 2 min a vê-los desaparecer no horizonte, nunca alteraram velocidade e a trajetória era paralela ao solo.

Com dimensão de 2 a 3 vezes as avionetas que nesse dia circulavam (aeródromo de Pias Longas), voavam a uma altura de aproximadamente 1000mts (entre a altura das avionetas e os voos comerciais) e quando os avistei estavam muito próximos entre si e depois começaram a afastar-se entre si tendo um deles subido a mais de 3000mts (altura dos voos comerciais aproximadamente) e o mais baixo continuou nos aproximadamente. 1000 mts.
Observei com binóculos 10×50 (apesar de serem visíveis a olho nu.) A visibilidade total céu praticamente limpo. Completamente silenciosos. Admito que possam ser dirigíveis ou algum tipo de balão (não balões de balonismo, impossível). Tinham a forma dum para-quedas mas mais achatado e eram escuros mas depois o sol incidiu e ficaram brancos transparentes.

O movimento embora retilinto parecia oscilar levemente, a imagem nos binóculos ficava difusa (como se estivesse muito quente, e se vê as ondas de calor, ou a vibrar).
Tenho 52 anos sou diretor de vendas e estava com o meu filho que é Engº Informático tem 25 anos e ficou incrédulo como eu. Tenho 2 cães que não manifestaram qualquer sinal.

Sempre pensei que iria haver mais pessoas a observar e relatar, céu limpo e durante o dia em que houve muitas avionetas no céu o dia todo. Por cima da minha casa passa uma rota comercial (nordeste sudoeste) e 20/30 Km para Este, passa outra. Os objetos era norte sul pois coincide com a orientação da minha casa.

(Estive em Tancos na BA3 no serviço militar 2 anos como PA e vi muito objetos nos céus e facilmente distingo os tipos de naves conhecidas, alem de observador de aves , tenho sempre binóculos comigo)

Tenho curiosidade de saber se houve mais relatos neste dia.

Ao vosso dispor

Jorge Silva