A velocidade assemelhava-se à velocidade com que habitualmente se observa as “estrelas cadentes”, o formato era idêntico ao das estrelas vistas a olho nu, ou seja, um ponto brilhante. O que distinguia era que piscava 3 vezes, depois parava, voltava a piscar 3 vezes, sempre nesta sequência. Era algo com tecnologia!
Observamos este objeto até ele sair do nosso campo de visão, ou seja, uns prédios localizados em Águas Santas, Maia.
De repente vimos um clarão no horizonte. Idêntico aos que se observa no céu quando existe fogo-de-artifício a uma certa distância.
Ainda estávamos a discutir o que seria o primeiro objeto, e apareceu um segundo. Exatamente a fazer a mesma trajetória, exatamente a mesma forma de piscar 3 vezes, e ao desaparecer no horizonte, mais um clarão.
Passados mais uns 5 segundos, o 3º objeto, na mesma trajetória, mesma forma de piscar. Só que desta vez não vimos nenhum clarão.
Para a eventualidade de se vir a pensar que pudessem ser caças da FA, na minha leitura, um avião que viajasse àquela velocidade, desintegrava-se com toda a certeza.
Obviamente que está totalmente fora de questão que fossem balões com led.
Não consigo identificar se os objetos estavam dentro ou fora da atmosfera, o certo é que não emitiram qualquer tipo de som. Absolutamente nenhum!! Nem mesmo os clarões.
Se fossem caças, iriamos com certeza ouvir alguma coisa. Até um avião comercial que viaje a muitos kms de distância emite som suficiente para ser ouvido.
Passei estas últimas horas a ver órgãos de informação vários, para tentar perceber se havia algum relato ou notícia de mais alguém que tivesse assistido ao mesmo fenómeno, mas até agora não encontrei nada.
Volto a salientar que eramos 5 adultos a ver precisamente a mesma coisa, ainda aguardamos para ver se acontecia de novo. E foi tudo tão rápido que nem sequer deu tempo para pensar sequer em filmar ou fotografar.
Penso que convém, antes de mais, informar que tanto eu e os meus pais temos muitos anos de observações do céu. Já avistamos todo o tipo de “estrelas cadentes”, satélites, estações espaciais, etc.
Disponibilizo-me para eventuais esclarecimentos que possam necessitar.
Obrigado
Matosinhos 4 Fevereiro 2016 – Possíveis ovnis diurnos
Gustavo de Sousa