Vimioso – Lameiro queimado

Perante a presença do desconhecido, a população ficou em sobressalto e os sinos tocaram a rebate. E as teorias populares variam. Uns presenciaram “um fogo que ardia em círculo e que consumiu uma dezena de metros de mato”. Outros não têm dúvidas que viram ovnis, já que, na área ardida, dizem ter visto “um objecto metálico, do tamanho de uma moeda, preso a um cordão que não foi consumido pelas chamas”. Outros ainda dizem ter ouvido um barulho “semelhante ao lançamento de fogo-de-artifício, seguido de um intenso clarão”.

Maria Olívia Vaz, proprietária de um café na aldeia, diz ter visto duas luzes tão grandes que, quando tentou olhar para elas, ficou “com as vistas afectadas”. Receosa que os objectos caíssem em cima de casa, gritou, provocando pânico entre os clientes que se encontravam na esplanada e que presenciavam igualmente o fenómeno. Anabela Martins conseguiu guardar um pequeno resíduo dos fragmentos para “recordação”.

Aquela testemunha garante que na cauda da luz viu “um rasto de fumo que foi desaparecendo à medida que se aproximava do solo”. Os bombeiros de Vimioso recolheram alguns vestígios, que serão enviados, hoje, para o Observatório Nacional de Astronomia.

Fonte: JN – 26 de Junho 2004