Avançar para o conteúdo

Voyager 1 há 30 anos no espaço e a funcionar

Segundo Ed Stone, cientista do projecto e ex-director do JPL, a Voyager 1, que é acompanhada muito de perto pela Voyager 2 e que já percorreu 15 bilhões de quilómetros, cumpriu com as previsões que indicavam que, após quase 30 anos, ambos os aparelhos ainda estariam funcionando sem incidentes. A Voyager 1 já era o objecto artificial mais distante já lançado.

Sem problemas no espaço

O que não podia se prever é se algumas iriam-se desgastar ou sofrer algum problema. A Voyager 1 e a Voyager 2 funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana. Mas foram fabricadas para durar, disse. Agora que o Sol é apenas um ponto no espaço, a longevidade de ambas as naves se deve ao fato de funcionarem com a energia proporcionada por geradores radioactivos.

Segundo o JPL, a Voyager 1 está agora nos confins de nosso sistema solar e se aventura no espaço interestelar totalmente desconhecido. A uma velocidade de 1,6 milhão de quilómetros por dia, ela poderá deixar a heliosfera – a região do espaço onde o Sol é a influência predominante – dentro de 10 anos.

O espaço interestelar está cheio de material libertado pelas explosões das estrelas mais próximas. A Voyager 1 será o primeiro objecto fabricado pelo homem que o cruzará, disse Stone.

Ambas as Voyager já enviaram informações em suas passagens por Júpiter, Urano, Saturno e Neptuno. Além disso, trouxeram mais informações sobre os ventos solares, que são fluxos de partículas carregadas que saem do Sol a mais de 1,5 milhão de km/h.

http://www.planetary.org/radio/show/00000197/
http://voyager.jpl.nasa.gov/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Luís Aparício

Luís Aparício

Chefe de redacção, fundador e activista.